Obra-prima da ficção científica, que ganhará aguardada adaptação para o cinema, Duna retorna em uma graphic novel exuberante e imperdível. Em 1965, um livro revolucionaria por completo a ficção científica e se tornaria um marco da literatura e da cultura pop. Com sua narrativa inovadora, unindo aventura, fantasia, religião, política, tecnologia e ecologia, Duna é uma das sagas mais bem-sucedidas da história e inspirou outros clássicos, como Star Wars, Blade Runner e Alien. Agora, essa obra-prima ganha uma versão em graphic novel fiel à exuberância e à complexidade do universo criado por Frank Herbert. Num futuro distante, a casa Atreides, liderada pelo duque Leto, se prepara para uma jornada até o planeta desértico de Arrakis. Também conhecido como “Duna”, esse lugar cercado de mistérios e perigos é a única fonte da substância mais valiosa do cosmos. O duque precisará se aliar aos nativos, os fremen, se quiser impedir que a casa Harkonnen assuma o controle do planeta. E é lá que seu filho, Paul, conhecerá seu destino. O jovem pode ser a chave de um plano traçado há séculos e uma peça importante no jogo de poderes do império. Adaptado com maestria por Brian Herbert, filho do autor, e por Kevin J. Anderson, este primeiro volume da série de graphic novels conta com as cores vibrantes das artes de Raúl Allén e Patricia Martín. Em 2021, a aguardada adaptação dirigida por Denis Villeneuve chega aos cinemas, com Timothée Chalamet e Zendaya no elenco.
Escrito por Frank Herbert e adaptado para os quadrinhos por Brian Herbert e Kevin J. Anderson, Duna é considerado uma obra-prima da ficção científica, sendo o livro mais vendido de todos os tempos. Escrito em 1965 e ganhador do prêmio Hugo de 1966, a obra é um verdadeiro clássico da literatura que reúne elementos como fantasia, aventura, política, religião, tecnologia e ecologia.
Em um futuro distante, onde a civilização da forma que conhecemos não mais existe, conflitos políticos entre duas grandes casas feudais permanece. Nesse universo, conhecemos o Duque Leto, líder da Casa Atreides, admirado por seu governo marcado pela empatia e compaixão para com o povo. Em contrapartida, temos os Harkonnen, chefiados a punho de ferro pelo ardiloso Barão Harkonnen.
Nessa teia de intrigas e traições, Leto é designado pelo imperador Shaddam IV a tomar posse do Planeta Arrakis. Ele precisará encontrar aliados entre os nativos, os fremen, se quiser garantir que os Harkonnen jamais assumam o controle do planeta, ao mesmo tempo em que precisará se precaver contra terríveis ameaças contra sua vida e sua família.
Primeiro volume de uma trilogia, Duna – Volume 1 introduz o leitor ao universo fantástico criado por Frank Herbert. Esse é o meu primeiro contato com a obra do autor e acredito que por esse motivo eu tenha ficado um tanto perdida até metade da história. Aqui não temos uma introdução aprofundada dos personagens desse universo, tudo ainda está sendo construindo e revelado, o que nos permite compreender aos poucos toda a teia que permeia essa trama.
Paul é filho e herdeiro do Duque Leto, e é em Arrakis que o jovem de 15 anos irá conhecer seu destino, bem como parte da profecia que o considera uma peça importante nesse jogo de poderes do império. Conforme as reviravoltas acontecem, a história ganha um ritmo eletrizante e envolvente, entregando ao leitor um belo gancho para o próximo volume.
Terminei a obra fascinada pela originalidade e brilhantismo de Frank Herbert, e ansiosa para descobrir o que nos aguarda no desértico planeta Arrakis, onde a água é um bem tão precioso e uma briga por poder movimenta tudo e todos. Indico o livro para os fãs de ficção científica e para aqueles que desejam se aventurar no gênero.
GLAUCIA CASSIA - BLOG MAIS QUE LIVROS
Postar um comentário