Quem é quem em Duna

 


Considerado um dos principais pilares da literatura de ficção-científica, Duna tem uma nova adaptação cinematográfica marcada para 30 de setembro de 2021. Dirigido por Denis Villeneuve (Blade Runner 2049), o longa conta com um elenco com nomes de peso, liderado por Timothée Chalamet e Zendaya, responsável por dar vida aos personagens criados por Frank Herbert.

Escrito em 1965, Duna mostra um futuro pós-computadores em que os seres humanos se expandiram por todo o universo, formando um império intergaláctico subdividido entre diversas famílias nobres. Ao se mudar para o planeta Arrakis, o protagonista da história, Paul Atreides, se vê no meio de um conflito político e, ao lado de sua mãe, confronta seu destino como figura messiânica do povo nativo. Por trazer uma abordagem crítica de temas como imperialismo, fanatismo religioso, totalitarismo e corrupção, o livro de Herbert se mantém atual mesmo 55 anos após sua publicação original.

Saiba quem é quem no elenco:

TIMOTHÉE CHALAMET – PAUL  ATREIDES


Protagonista do romance de Herbert, o jovem Paul é o herdeiro da Casa Atreides, uma das principais famílias nobres do Império Galáctico. Após se mudar junto com os pais para o desértico planeta Arrakis, o rapaz se envolve em uma trama política que há décadas é preparada pelas místicas Bene Gesserit, uma organização formada por mulheres de grande força mental e física, e se torna, após acontecimentos trágicos, símbolo messiânico dos Fremen, tribo nativa arrakiana. Paul será vivido por Timothée Chalamet, conhecido por Lady Bird e Me Chame Pelo Seu Nome.

REBECCA FERGUSON – LADY JESSICA


Mãe de Paul, Jessica faz parte da misteriosa ordem das Bene Gesserit que se torna concubina do Duque Leto Atreides. Uma das figuras mais importantes de Duna, Jessica tem o poder da Voz, força que permite às Bene Gesserit dobrarem inimigos a qualquer comando, técnica que ensina a Paul, apesar de ele ser homem. Conhecida por seu trabalho na franquia Missão: Impossível e em Doutor Sono, Rebecca Ferguson interpretará a mãe de Paul.

OSCAR ISAAC – DUQUE LETO ATREIDES



A mando do Império, o líder da Casa Atreides, Duque Leto, aceita, com desgosto, deixar o oceânico planeta Caladan, governado por sua família há gerações, para assumir a liderança de Arrakis, produtor da especiaria chamada Melange. Pai de Paul, Leto chega mudando a maneira de governar Arrakis, que antes vivia sob as ordens do sádico Barão Harkonnen. Alvo de uma conspiração do Império, que teme a influência do Duque sobre outros líderes nobres, e de Harkonnen, Leto será vivido por Oscar Isaac, cujo currículo de ficções-científicas inclui a Trilogia Sequência de Star Wars e os filmes Aniquilação e Ex_Machina.


JASON MOMOA – DUNCAN IDAHO



Mestre de Espadas da Casa Atreides e responsável por treinar Paul em combate, Duncan Idaho é um dos guerreiros mais habilidosos da galáxia. Reconhecido pelos Fremen por sua destreza, Idaho se torna o embaixador oficial do Duque Leto na tribo nativa. O guerreiro será interpretado por Jason Momoa, recentemente visto nas telonas como Aquaman.


STEPHEN MCKINLEY HENDERSON – THUFIR HAWAT



Extremamente leal ao Duque Leto, Hawat é um Mentat, um ser humano treinado para imitar as capacidades cognitivas e analíticas dos mais avançados computadores, proibidos pela sociedade pós-apocalíptica de Duna. Visto como o maior Mentat das casas nobres, Hawat é o principal conselheiro de Leto e treina Paul desde sua infância. Quando a família Atreides é atacada em Arrakis, ele desconfia de Lady Jessica por causa de sua origem como Bene Gesserit. Stephen McKinley Henderson, de Lincoln, interpretará o conselheiro veterano.


JOSH BROLIN – GURNEY HALLECK


Assim como Idaho, Halleck serve a Casa Atreides como Mestre de Espadas do Duque Leto. Responsável por treinar alguns dos maiores guerreiros do Império, Halleck raramente é visto sem seu baliset, instrumento musical semelhante a um violão. Comandante dos soldados do Duque, o guerreiro veterano mantém boas relações com alguns dos maiores contrabandistas de especiarias de Arrakis. Josh Brolin, que trabalhou com Villeneuve em Scicario: Terra de Ninguém e deu vida ao vilão Thanos, da Marvel, interpreta Halleck na versão de 2020.


CHEN CHANG – DR. WELLINGTON YUEH



Médico treinado pela Escola Suk, Yueh foi condicionado para que qualquer traição contra a família a qual foi designada seja impossível. Apesar disso, o doutor da Casa Atreides é, logo nos primeiros capítulos de Duna, revelado como espião enviado pelo Barão Harkonnen para facilitar um ataque ao Duque Leto. Yueh será interpretado por Chen Chang, de O Tigre e O Dragão.


STELLAN SKARSGÅRD – BARÃO VLADIMIR HARKONNEN


Grande inimigo da Casa Atreides, Harkonnen articula um esquema junto ao Império Galáctico para exterminar o Duque Leto e sua família, cuja influência sobre outras casas nobres ameaçam o poder do Imperador e censuram as tramas corruptas do Barão. Sádico, Harkonnen oprime de modo violento o povo nativo durante seu período como governante de Arrakis. O vilão será vivido por Stellan Skarsgård, de Chernobyl e do MCU.


DAVE BAUTISTA – RABBAN “A BESTA” HARKONNEN



Sádico e violento, o sobrinho mais velho do Barão Harkonnen é escolhido para assumir o governo de Arrakis após o golpe contra a Casa Atreides. A mando do tio, Rabban governa o planeta de maneira brutal, conquistando assim o apelido de “Besta”. O plano inicial do Barão é que, após o período de controle violento e desgovernado de Rabban, seu outro sobrinho, Feyd-Rautha, assuma o planeta como “grande salvador”. Dave Bautista, que trabalhou com Villeneuve em Blade Runner 2049 e também trabalha na Marvel como Drax, interpretará a Besta na nova adaptação.


DAVID DASTMALCHIAN – PITER DE VRIES



Mentat do Barão, Piter é consideravelmente mais cruel que Hawat, nunca hesitando em torturar prisioneiros para obter informações. Descontrolado, ele é viciado em Melange e em seus efeitos entorpecentes, que diversas vezes barram suas capacidades cognitivas, incomodando Harkonnen. O insano e violento computador humano será vivido por David Dastmalchian, de Homem-Formiga e A Vespa e Batman: O Cavaleiro das Trevas.


JAVIER BARDEM – STILGAR



Líder da principal tribo Fremen mostrada em Duna, Stilgar é um dos personagens responsáveis por ensinar Paul os costumes do povo nativo de Arrakis. Com o tempo, ele se torna protetor e conselheiro do garoto, estando ao seu lado ao longo de sua incessante luta para sobreviver. Javier Bardem, de Mãe! e 007 – Operação Skyfall será o aliado do jovem Atreides no novo filme.


ZENDAYA – CHANI



Jovem guerreira Fremen, Chani aparece para Paul em uma visão quando ele ainda está em seu planeta natal Caladan. Durante o exílio do garoto Atreides no deserto, ela é encarregada de guiá-lo e protegê-lo dos perigos de Arrakis e os dois se apaixonam. Estrela de Euphoria e dos novos filmes do Homem-Aranha, Zendaya viverá a garota Fremen.


SHARON DUNCAN-BREWSTER – LIET-KYNES


Planetólogo imperial enviado a Arrakis, Kynes é pai de Chani e um idealista cujo sonho é ver o planeta desértico transformado em um paraíso com água abundante e vegetação variada. Inicialmente desconfiado do Duque Leto, Kynes eventualmente se abre ao novo governante de Duna e é essencial na formação da aliança entre a Casa Atreides e o povo Fremen, que o chama de Liet. Na versão de Villeneuve, Liet-Kynes será uma mulher, interpretada por Sharon Duncan-Brewster, de Sex Education e Doctor Who.


CHARLOTTE RAMPLING - GAIUS HELEN MOHIAM


Líder da ordem mística das Bene Gesserit, a Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam é responsável por comandar a doutrina, assim como instruir membros recém-chegadas à escola. Mohiam foi uma das principais instrutoras de Lady Jessica e responsavel por aplicar o teste do Gom Jabbar em Paul quando o jovem ainda estava em Caladan. No filme de 2020, a Reverenda Madre será vivida por Charlotte Rampling, de Melancolia e Operação Red Sparrow.


ARRAKIS/DUNA


Tão importante quanto qualquer outro personagem do livro, o planeta Arrakis, chamado pelos nativos de Duna, é palco de quase toda a ação do romance de Hebert. Apesar de isolado do restante do Império, o planeta é economicamente crucial para o governo, por ser o único produtor de Melange, especiaria usada para inúmeros fins no universo de Duna. O ecossistema de Arrakis é, dependendo da situação, inimigo e aliado de Paul e palco de seu grande destino como a figura messiânica conhecida entre os Fremen como Muad’Dib.


DENIS VILLENEUVE – DIRETOR


Conhecido por filmes como Sicario: Terra de Ninguém e O Homem Duplicado, o canadense Denis Villeneuve chamou a atenção após A Chegada, ficção-científica de 2016, ser indicada ao Oscar de Melhor Filme. O elogiado trabalho do diretor deu a ele a chance de comandar Blade Runner 2049, sequência do longa de 1982, que, apesar da bilheteria decepcionante, foi muito elogiado pela crítica e por fãs da franquia. Admirador do livro de Herbert, Villeneuve desenvolve também a série derivada Dune: Sisterhood, baseada no culto das Bene Gesserit e que terá o piloto dirigido pelo canadense.


NICOLAOS GARÓFALO - OMELETE

Postar um comentário

Copyright © Duna Arrakis Brasil. Todos os Direitos Reservados OddThemes Design Marcio Oliveira Designer