Modiphius revela mais detalhes de Dune RPG

 


A Modiphius Entertainment (editora britânica que também publica Conan RPG, Dishonored RPG e Star Trek RPG) revelou mais detalhes sobre o próximo RPG da editora: Dune: Adventures in the Imperium!

Em primeiro lugar: o que é Duna?

Duna é um mundo de ficção científica criado por Frank Herbert, escritor americano. Seu primeiro romance homônimo nasceu em 1965 e logo se mostrou um grande sucesso: o autor foi indicado a diversas premiações e o livro atingiu a expressiva marca de romance de ficção científica mais vendido da história. Com a morte do autor em 1986, Brian Herbert (filho de Frank) e Kevin Anderson expandiram o universo de Duna com novos romances. Hoje, Duna conta com quase duas dezenas de publicações.

O universo de Duna se passa cerca de 24.000 anos no futuro: aqui, a terra não é mais habitada, outros planetas foram colonizados e a humanidade adotou diversas peculiaridades através de milênios de história. Computadores, por exemplo, são banidos no Imperium, já que a religião presente em Duna proíbe a utilização de qualquer máquina pensante. O principal conflito do cenário é político: feudos planetários são controlados por casas nobres, que frequentemente entram em conflito entre si ou contra a Casa Imperial.

Grande parte da narrativa de Duna se concentra no planeta Arrakis, mais conhecido como Duna. Esse planeta desértico possui uma especiaria chamada Melange, não encontrada em qualquer outro planeta da galáxia. O consumo do Melange pode estender o tempo de vida de um humano, aprimorar seus sentidos e até conceder visões proféticas. Grande parte dos conflitos da galáxia ocorrem nesta terra de povos bárbaros e vermes gigantes de areia.

Além da parte política, Duna também apresenta questões sobre biologia, ecologia e religião. Devido ao sucesso, Duna recebeu adaptações para o cinema e jogos analógicos (como board games e agora, um RPG).

O RPG

O livro capa-dura de 336 páginas apresentará tudo o que você precisa saber para criar seu personagem, adotar arquétipos (como por exemplo, os mentats, que substituem os computadores) e estabelecer sua própria casa nobre. E a casa nobre é uma grande particularidade de Dune RPG: o jogo não lhe oferece a opção de escolher uma casa canônica. Isso ocorre porque as casas nobres de Duna estão muito bem definidas no cenário, dando pouco espaço para os jogadores e mestres improvisarem. Com casas customizáveis, este problema é nulificado – e ainda permite que os personagens adaptem uma casa canônica sem muitos entreveros.

O jogo também te permitirá criar e comandar seu próprio planeta.

Algo que a Modiphius fez questão de realçar em Dune RPG é o conflito: em Arrakis, o ato de sacar uma faca pode sacramentar sua derrota. Isso porque existem cinco tipos de conflitos no jogo: duelo, escaramuça (batalhas de pequenas proporções), guerra (controlando exércitos), espionagem e intriga. E embora todos eles compartilhem de uma mecânica geral, cada um deles apresenta pequenas variações – desta forma, você pode escolher as mecânicas priorizadas para seu personagem em um conflito.

O jogo realça a importância de diferentes formas de conflito por meio dos equipamentos. Armas continuam a ser úteis em combates, mas escutas, chantagens e favores são tão úteis quanto em outros conflitos. Assim, independente da forma como você criar o seu personagem, você sempre terá formas de ganhar vantagem em um eventual conflito.


O sistema 2d20

Assim como os demais jogos produzidos pela Modiphius, Duna RPG utilizará o sistema 2d20, criado pela editora. Nele, os personagens devem rolar dois dados de vinte lados (2d20 – e por isso esse é o nome do sistema): o objetivo é obter um resultado menor que o número alvo (formado pela soma do valor de atributo e o valor da perícia usado). Para cada resultado inferior ao número alvo, o personagem obtém um sucesso. As mecânicas do sistema podem vir a permitir que você role mais de dois dados.

Assim como ocorrem em outros jogos da editora, o sistema recebe adaptações pontuais para se adequar ao cenário. E para fazer tais adaptações, a Modiphius conta com diversos designers experientes e com trabalhos diversos. Diversos escritores que trabalharam em 7th Sea, Conan: Adventures in an Age Undreamed Of, Marvel Heroic, Mutants & Masterminds e Runequest fazem parte do projeto.

VIA JOGA O D20

Postar um comentário

Copyright © Duna Arrakis Brasil. Todos os Direitos Reservados OddThemes Design Marcio Oliveira Designer